Pages

domingo, 19 de agosto de 2012

SIR. ALEX MANCHESTER FERGUNSON

 http://2.bp.blogspot.com/_MU5HskY91RI/SnAeM9Awg9I/AAAAAAAABBI/BLhEFJGaWmg/s400/Alex_Ferguson.jpg

Aos 70 anos, o escocês Alex Fergunson terá pela frente um grande desafio, não que em sua carreira não tenha havido alguns, mas dessa temporada parece bem interessante. Por se tratar de Manchester United, que sempre é favorito a todas as competições que joga na Inglaterra, na temporada que se aproxima, parece que não será fácil pela concorrência adversária. Fergie terá que provar que o United ainda é o mais forte da Inglaterra.

Antes de chegar ao Manchester United em 1986, Ferguson treinou equipes da Escócia e a própria seleção. Ele começou na carreira aos 31 anos e logo foi contratado pra trabalhar num clube tradicional da Escócia, o St. Mirren, tendo sido este o único clube a demití-lo, por problemas com a chefia do clube. Se transferiu para o Aberdeen, que fazia muito tempo que não ganhava nada dentro da Escócia. Tirou o time da fila e ganhou três campeonatos escoceses, quatro copas da Escócia, uma copa da liga, uma recopa europeia e uma supercopa da Europa. O mais impressionante dessa história é que Alex Ferguson, com todo esse cartel de vitórias, recebeu uma proposta do Wolvehampton, mas preferiu ficar no Aberdeen.

Em 1986, Ferguson desembarca em Old Trafford para, sem dúvida, o maior desafio de sua vida, treinar o poderoso time da Inglaterra. Lembrando que ao chegar ao United, encontrou um clube desorganizado e que não conquistava títulos a algum tempo, tinha "apenas" sete títulos ingleses na ocasião, quando na chegada do Fergie, não ganhava o título desde 1967, seis copas da Inglaterra e 1 copa dos campeões da Europa. Depois de incríveis 26 anos no comando dos Red Devils, o títulos dobraram, o United se tornou uma potencia indiscutível, tanto dentro quanto fora da Inglaterra, com ele o Manchester nunca ficou abaixo do 3° lugar na Premier League, Foram 12 títulos, 4 vices e 3 terceiros lugares, conquistou ainda 2 UCL, 1 mundial interclubes e 5 copas da Inglaterra. Fergie foi eleito 25 vezes o melhor técnico do mês na Premier League.

http://www.fm-base.co.uk/forum/attachments/football-manager-2012-stories/204299d1264198299-sir-alex-ferguson-career-saf.jpg

Ferguson começará a temporada 2012/2013 aos 70 anos, fará 71 dentro da mesma, com o cartel de 1019 jogos no comando do clube vermelho de Manchester tentará desbancar e se adaptar a nova fase que passa o futebol inglês, em outros tempos, seu grandes adversários eram, Liverpool que nunca ganhou a Premier League, mas segue sendo o segundo maior campeão inglês, com 18 taças, Arsenal, Leeds e chegou a perder um campeonato para o Blackburn e ganhou outro que parecia perdido, em cima do tradicional Newcastle, justamente agora saiu a questão tradicional e entrou a questão financeira, desde 2005, Chelsea entrou para o Hall dos grandes e das rivalidadades com United e na última temporada, City, anteriormente conhecido como, "Primo Pobre", receberá atenção que merece agora, pois a exemplo do clube londrino, se torna um clube com muitos investimentos e capaz de ameaçar o trono do United.

Sir Alex Ferguson segue sendo admirado por todas as partes do mundo, quem pensa que um treinador aos 70 anos está defasado, é só pegar as últimas trajetórias do United que essa dúvida logo se extingue. Quando leio algumas coisas aqui no Brasil sobre o tempo de permanência desse jovem senhor no comando de um clube, alguns dizem que é por conta da conjectura do clube e do futebol inglês em si, por não haver tanta pressão (o que na minha opinião é desconhecimento total) ou por ser bom no que faz, prefiro ficar com a segunda opção, ninguém fica no cargo, qualquer que seja, por 26 anos se não tiver caracteristicas vencedoras básicas como, ambição, conhecimento e muita qualidade técnica pra treinar um com tanta maestria um dos maiores clubes de futebol do mundo, que deve muito a ele esse título. Em 2010, Ferguson bateu o recorde de Busby, outra legenda do clube, e se tornou o treinador com mais tempo no comando do clube.

Espero que Fergie fique no cargo por mais alguns anos, o futebol merece que caras como esse tornem o esporte ainda melhor e uma grande chance de estarmos presenciando a história.

http://static.guim.co.uk/sys-images/Sport/Pix/pictures/2011/5/14/1305391819986/Sir-Alex-Ferguson-007.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário