Pages

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O TIME DO NORTE


 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCYlmXLMYyjpvfk6zAvvLGE1btFr6bgSuCcYVHZ4KeHMhBSz1GfRTZQC-kzBA_0qVLbAQQ8_OPKke10l65TOMwDsWlK8vskDKh7h8oQGGI3TrUwbl0bPqbcewZ4n36terY-xak-LT8TRPf/s1600/newcastle-united-fans.jpg
O Newcaslte da temporada passada surpreendeu a todos com uma campanha sólida e vitoriosa, e o que pode ter influenciado a esse clube fazer uma jornada tão interessante? Vou tentar traças alguns paralelos para ver se chegamos a alguma conclusão, uma coisa é certa, não parece que foi por acaso e sim fruto de  sucessivos bons trabalhos.

Apesar de Newcastle não ser um time com muitas conquistas, tem quatro títulos da Liga Inglesa e seis da Copa da Inglaterra, tendo conquistado lá na primeira metade do século XX, entre os anos de 1905 e 1955, podemos dizer que seu título de maior expressão é o título da Fair´s Cup que é a atual Copa da UEFA conquistado em 1969, seu ultimo título. Mesmo com boa parte dos seus torcedores não ter comemorado se quer um título, só o da volta a premier league, se é que podemos dizer que é um título para um clube desse tamanho, a torcida é enorme e é conhecido como o “gigante do Norte”, ficando atrás apenas dos gigantes da Inglaterra.

http://magpieszone.com/toon/images/newcastle_united_fairs_cup.jpg

Começando na temporada do fatídico rebaixamento, vimos que a queda parecia uma crônica da morte anunciada, Newcastle já vinha fazendo temporadas muito fracas e nunca conseguia chegar a nenhum objetivo importante, parece que os bons tempos tinham ficado pra trás, quando na temporada 2008/09 o rebaixamento eminente se concluiu com uma campanha que teve os seguintes números: 34 pts, 7 V, 13 E, 18 D, números de um time que flertou o campeonato inteiro com o rebaixamento, contava no seu elenco nomes como, Owen, Viduka, Martins, Alan Smith, Geremi, Duff, Coloccini, Butt, Guthrie, Caçapa, Xisco e muitos outros bom jogadores, na medida do possível um bom time. Alguns disseram que esse rebaixamento foi providencial, foi à chance do clube se reorganizar financeiramente e politicamente e voltar mais forte a PL.

A campanha da championship do ano seguinte foi uma campanha sólida sem sustos liderou de ponta a ponta a competição e subiu com extrema tranquilidade com rodadas de antecedência, estava sob a batuta do técnico Cris Hughton, atual técnico do Norwich City que disputa a Premier League. Técnico inglês que fez um grande trabalho e é um dos responsáveis pela formação desse time que mais tarde traria alegrias a sua gigante torcida, foi técnico na temporada posterior ao rebaixamento. Na temporada 2010/2011, os Maggpies fizeram uma campanha segura, terminaram a campanha em 12° solidificando a base vencedora da 2° divisão e lançando uma semente para o que vinha pela frente.
 
http://www.trophy4toon.co.uk/pictures/newcastle_united_championship_trophy.jpg

Na temporada passada dois fatos foram interessantes, sob a batuta de Allan Pardew, o Newcastle esteve sempre entre os seis primeiros do campeonato, fez uma campanha digna de um clube que tem uma das torcidas mais apaixonadas da Inglaterra e estão se acostumando a chamar seu lendário estádio, o St. James Park em Sports Direct arena, nome dado pelo seu proprietário ao estádio, aproveitou o bom momento e fez uma ação de marketing.

O time dentro de campo correspondeu as expectativas de uma torcida sedenta de bons resultados e espantou a desconfiança que muitos colocavam em torno desse time, dizendo que era apenas uma fase boa; Jogadores como, Ba, Papis Cissé, Tioté, Cabye e Cia, fizeram uma diferença absurda. Tanto que no inicio do ano passado por conta da copa africana de nações, o Newcastle foi o time que mais sentiu esses desfalques, pois lá na Inglaterra eles são conhecidos como a república africana do norte. Essa fase se perdurou por toda a fase decisiva do campeonato, podendo ser uma das causas que fizeram os Maggpies não chegarem a tão sonhada vaga nas competições europeias.
 
http://www.tynetime.com/wp-content/uploads/2012/03/Alan-Pardew-Newcastle-vs-Sunderland.jpg

Para a temporada que se inicia, o Newcastle aposta na base da última participação e no competente técnico Allan Pardew, fico a impressão de que uma briga pelo título é algo distante e até mesmo uma vaga na UCL, pela concorrência, mas o time do norte da Inglaterra pode fazer uma boa campanha nas copas e quem sabe beliscar uma vaga para a UEL, o que seria ótimo para a exposição do time na Europa.
Sua caminhada na Premier League começa no dia 18/08, diante do Tottenham em St. James Park, talvez o primeiro grande confronto a postulantes da metade de cima da tabela.

 http://cdn.caughtoffside.com/wp-content/uploads/2012/07/Newcastle-United-Braga.jpg

Quem Chega: Amalfitano (Reims); Bigirimana (Coventry City)

Quem Vai: Leon Best (Blackburn); Forster (Celtic); Guthrie (Reading); Kadar (passe livre)
Lovenkrands; Smith; Adjei ; Airei; Donaldson; J.Henderson - Todos Freeage




Nenhum comentário:

Postar um comentário