Pages

domingo, 12 de agosto de 2012

O INCAÍVEL

http://static-imgs-acf.hereisthecity.com/20110721//73/wigan_athletic_huddle_13796.jpg
Um dos clubes mais novos da elite do futebol inglês, resiste temporada após temporada ao rebaixamento que muita das vezes é inevitável, a equipe treinada por Roberto Martinez consegue tirar forças do imponderável e desafiar as previsões mais pessimistas e permanecer na poderosa Premier League desde de 2005.

Wigan Ahtletic é um clube que pertence a região noroeste da Inglaterra, fica situado próximo a Manchester e Liverpool, fundado em 1932, o que representa ser bem jovem em comparação a clubes ingleses que em sua maioria são centenários. Tem em seu cartel apenas títulos de divisões inferiores. Mas qual é a grande graça desse time? Já que não oferece perigo aos grandes e não é um time vencedor? Acho que se resume ao fato de estar na Premier League numa luta constante contra o rebaixamento e sempre resistir e ostentar o título de ser o único clube que nunca foi rebaixado a segunda divisão - Eu explico -

Os Latics, como são conhecidos, desde que foi promovido a premier League na temporada 2005/2006, nunca havia jogado a primeira divisão do futebol inglês, por isso tem o título de nunca ter sido rebaixado a segunda divisão. Jogam no estádio DW que nunca está com carga máxima, pois a população da cidade de Wigan tem preferência pelo Rugby, mas nas últimas temporadas o time de futebol vem ganhando atenção por conta dessas campanhas heróicas.

Sua primeira campanha na Premier League, 2005/2006 terminou na 10° posição, até 2008/2009 sempre fazendo campanhas no meio da tabela, sempre de forma segura, a partir da temporada 2009/10, a situação se inverteu, começaram os problemas financeiros e o clube começou sua epopeia contra os "eminentes" rebaixamentos.

http://i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/01417/martinez_1417116c.jpg

Um dos grandes responsáveis por essas campanhas salvadoras é Roberto Martinez, técnico espanhol de 39 anos que começou sua carreira de técnico no time gales, Swansea City, notabilizando-se por dirigir o clube por meia temporada e tornar o Swansea campeão da terceira divisão da Inglaterra. Chegou ao Wigan em 2009 para tentar salvar os Latics do sufoco, e desde então vem chamando a atenção por manter o clube na primeira divisão a custa de muito suor e lágrimas. Chegou a despertar interesse em clubes grandes, mas preferiu ficar por acreditar no trabalho que vem sendo feito.

O que esperar do Wigan para essa temporada? Apenas uma briga frenética pela permanência na Premier League, pois além de importante para o clube é bom para as finanças; Pois um clube desse porte e com esse investimento, quanto mais tempo ficar na primeira divisão melhor. 
Para a temporada que se inicia, os Latics não fizeram nenhum investimento no elenco, pelo contrário, perdeu alguns jogadores que eram importantes.

Quem foi embora - Kirkland (Sheffield Wed); Diame (West Ham); Rodallega (Fulham)

Será que teremos novamente uma luta épica e mais uma vez o Wigan resistirá na Premier League? Pelo menos a tarefa inicial já será uma pedreira, estreia na competição diante do atual campeão europeu, Chelsea, no DW Stadium, no dia 19/08.

Os Latics sobreviverão? 

http://static.guim.co.uk/sys-images/Sport/Pix/pictures/2012/3/4/1330872895729/Roberto-Mart-nez-attempts-007.jpg 

Nenhum comentário:

Postar um comentário