Pages

segunda-feira, 2 de abril de 2012

NOTTINGHAM FOREST, PRAZER!

O Forest foi fundado em 1865 por um grupo de jogadores de shinty, passou a ser um time de Futebol posterior a seu vizinho Notts Couty. Eles aderiram à Aliança Futebol em 1888 e o Forest ganhou a competição em 1892. Em seguida, foram autorizados a entrar na Liga de Futebol.

O Forest conquistou seu primeiro grande título em 1889, quando foi campeão da copa da Inglaterra batendo o Derby por 3 à 1, no estádio do Crystal Palace. No entanto o time passou grande parte da primeira metade do século xx disputando a segunda divisão, e teve de buscar uma nova autorização após ter falido. Em 1949 o clube foi rebaixado para a Terceira Divisão, mas se recuperou dois anos mais tarde sendo campeões da Segunda Divisão. Um breve período de glória ocorreu no fim da década de 50, quando se recuperou e ganhou novamente a Copa da Inglaterra em 1959, apesar de ter perdido Roy Dwight, por causa de uma perna quebrada. Assim, o Forest se tornou a maior equipe de Nottingham, ultrapassando o Notts County. Mas depois de se tornar vice-campeão Inglês e semi-finalista da Copa da liga, o Forest foi rebaixado para Segunda Divisão em 1972.



A ERA BRIAN CLOUGH

 
Clough se tornou o mais bem sucedido técnico da história do Nottingham Forest. Ele tinha ganhado o título da liga com os vizinhos da Forest, Derby County
, em 1972, e veio para o Nottingham em 06 de janeiro de 1975, depois de uma derrota em casa por 2 à 0 pelo Notts County no Boxing Day, levou o comitê (Forest não tinha conselho de administrativo) definir pela demissão do gerente, Allan Brown. O Primeiro jogo Clough no comando, foi na terceira rodada da FA cup contra o Tottenham, uma vitória por 1 à 0 graças a um gol de centroavante escocês Neil Martin .



Nottingham Forest ganhou a promoção para a primeira divisão no final do 1976/77 temporada, depois de terminar em terceiro na segunda divisão, mas ninguém poderia prever o sucesso da equipe Clough teria ao longo das próximas três temporadas.

Nottingham Forest se tornou uma das poucas equipes a ganhar o Campeonato Inglês da Primeira Divisão, um ano depois de ganhar a promoção da segunda Divisão do Inglês, temporada 1977/78. Em 1978-1979 , Forest ganhou a Liga dos Campeões da Europa ao derrotar o Malmö por 1 à 0, em Munique, no antigo estádio olímpico e se tornou bicampeão em 1979-80 , batendo Hamburgo por 1 à 0, em Madrid, no Estádio Santiago Bernabéu, graças a um excelente desempenho do goleiro Peter Shilton . O Forest também ganhou a Super Taça Européia e duas copas da Liga. Ao lado de Shilton, jogadores chave como o lateral-direito Viv Anderson (o primeiro jogador negro a jogar pelo Forest na Inglaterra), o meia Martin O'Neill , o atacante Trevor Francis e um trio de escocês: o ala John Robertson , o meia Archie Gemmill e defensor Kenny Burns. O clube chegou às semifinais da Taça UEFA, em 1983-84, mas foi eliminado pelo Anderlecht em circunstâncias controversas. Mais tarde se descobriu que o clube belga tinha subornado o árbitro, mas o árbitro em questão tinha morrido num acidente de carro e não foi, portanto, capaz de ser responsabilizado.




O outro grande título do Forest foi em 1989, quando ganhou o Luton Town por 3 à 1 na final da Copa da Liga Inglesa. Durante a maior parte da temporada eles tinham esperança de ganhar três campeonatos na mesma temporada, o que seria a primeira vez de uma equipe inglesa, porém, o Forest foi batido pelo Arsenal e o Liverpool no campeonato nacional, e terminou o campeonato em terceiro lugar, e perdeu para o Liverpool na partida decisiva da semifinal da Copa da Inglaterra, realizada inicialmente em Hillsborough, onde 96 torcedores do Liverpool morreram esmagados nas grades, o jogo foi abandonado após 6 minutos. No jogo de volta, o Forest foi eliminado pelo Liverpool. Ainda em 1989, o Forest levantou a taça da Full Members Cup, após derrotar o Everton por 4 á 3. Em 1990, mais uma conquista de Clough, novamente o Nottingham Forest leva a Copa da Liga Inglesa, derrotando dessa vez o Oldham Athletic. Em 1991, quando alcançou a final da Copa da Inglaterra e largou na frente no encontro contra o Tottenham, mas acabou perdendo por 2 á 1 na prorrogação, após um gol contra de Des Walker.

O reinado de 18 anos de Brian Clough terminou em 1993, quando foi rebaixado após 16 anos gloriosos com um futebol superior, tendo conquistado um título nacional, duas Taças Européias e quatro Copas da liga.
Frank Clark que tinha sido um lateral-esquerdo na equipe Campeã Européia do Forest em 1979, retornou ao clube em maio de 1993 para substituir Brian Clough. Sua última gestão em um clube de futebol foi no Leyton Orient, onde conseguiu a promoção para a Terceira Divisão. Tendo herdado a maioria dos jogadores da era Clough, Clark foi capaz de retornar imediatamente para a Premier League, quando o clube terminou a segunda divisão como Vice-campeão ao final da temporada de 1993/94. No seu retorno à Premier League o Forest terminou em terceiro lugar e classificado para a extinta Taça UEFA. O clube, alcançou as quartas-de-final. A temporada de 1996-97 tornou-se uma batalha contra o rebaixamento e Clark foi demitido em dezembro. O jogador de 34 anos, Stuart Pearce foi colocado como jogador-treinador, numa questão temporária e que foi a salvação para o time não ser rebaixado naquele ano. Dave Bassett foi nomeado o mais novo técnico da equipe. O Forest foi incapaz de evitar o rebaixamento. Eles ganharam a promoção de volta à Premier League na primeira tentativa, sendo campeões de 1997-98. Bassett foi demitido em janeiro de 1999, com Ron Atkinson o substituindo. No entanto, ele não foi capaz de impedir o Forest de ser rebaixado e voltou a cair com uma sucessão de maus resultados, mais notadamente a derrota por 8 x 1 para o Manchester United.

Rivais locais e Derby´s

Enquanto Notts County é o clube mais próximo geograficamente, Forest se manteve, pelo menos, uma divisão acima desde a temporada 1994-95 e a feroz rivalidade do clube é com o Derby County. Os dois clubes fazem a East Midlands derby, nome dado a esse jogo. Em de Janeiro de 2011 na liga o Forest havia conseguido 33 vitórias e Derby 26, com 19 empates.

Leicester City é outro grande rival do leste do Forest. Na copa da liga um empate em setembro de 2007, teve uma dimensão extra depois do zagueiro Clive Clarke, do Liecester, que teve um colapso devido à insuficiência cardíaca. Após a partida que foi abandonada, o Leicester demonstrado desportivismo no jogo da volta e permitiu ao goleiro Paul Smith do Forest marcar no início da partida. Isso foi em reconhecimento de que estavam perdendo o jogo por 1 à 0 quando o jogo original foi abandonado. O ato foi recebido com aplausos de ambos torcedores e elogios da imprensa por todo o mundo. Nottingham Forest perdeu o jogo 3 á 2.



Títulos oficiais:

Liga dos Campeões da UEFA: 2

(1978-79 e 1979-80)


Supercopa Européia: 1

(1979)


Nacionais:


Campeonato Inglês: 1

(1977-78)


Segunda Divisão Inglesa: 3

(1906-07, 1921-22 e 1997-98)


Terceira Divisão Inglesa: 1

(1950-51)


Copa da Inglaterra: 2

(1897-1898 e 1958-59)


Copa da Liga Inglesa: 4

(1977-78, 1978-79, 1988-89 e 1989-90)


Supercopa da Inglaterra: 1

(1978)







2 comentários:

  1. Sou fã desse clube, pena que muitos esquecem a história de belas equipes como essa!

    ResponderExcluir
  2. Também acho bem legal a história deles, pena que histórias como essa vão ser bem difíceis de se repetir.

    ResponderExcluir