Pages

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ONDE FICA A GRATIDÃO?


Quem era o Lewandowski antes do Borussia Dortmund? Um jovem jogador da segunda divisão polonesa que despontava como matador, jovem revelação da temporada 2006? Será que se ele tivesse aceitado a proposta do Blackburn (atualmente jogando a 2º divisão inglesa) ou do Genoa (briga pra não cair na Itália, nada além disso) ele seria um pseudo astro do futebol mundial? Qual é o sentido de gratidão?

Parece que gratidão não é algo que o polonês conheça. No episódio da transferência para o mais do que nunca poderoso Bayern ficou o sentimento de traição e ingratidão, na mesma medida em que seu ex-companheiro de Dortmund, Götze, saiu de forma ainda pior, as vésperas da final da UCL para o mesmo Bayern. Não quero entrar no mérito das ações do clube bávaro em relação a contratação de adversários, o Bayern é um clube poderoso, hegemônico, com uma estrutura fantástica e é óbvio que seja alvo de grandes jogadores trabalhar lá, minha intensão é questionar o fato de Lewandowski deixar o Dortmund de graça e jogar no grande rival, isso me soa como uma traição tremenda ao torcedor que o apoio desde de que ele ganhou a vaga de Lucas Barrios, ainda no período do 1° título alemão.



Sabe-se que o Real Madrid havia oferecido um contrato de 81 milhões de euros, entre luvas e salários e etc, o Bayern chegou a oferecer 30 milhões pelo atacante polonês. E o clube não aceitou a proposta, havia uma clara queda de braço. Lewa queria um contrato novo, com um enorme aumento de salário, Borussia não queria vender o jogador para o mercado alemão, preferia que ele fosse para o Real Madrid. O seu empresário chegou a dizer que a proposta do Madrid era "indecente", ficando claro qual era pretensão do atacante polonês, ir para Munique.

Significado da palavra gratidão: A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.

Lendo essa definição, não vejo como Lewandowski possa pedir em sua página no Facebook para que os torcedores o apoie. Isso foi uma enorme facada nas costas do apaixonado torcedor prussiano. O atacante polonês firmou 5 anos de contrato com o poderoso Bayern, que começa a valer a partir de Junho de 2014. Como será a recepção dele quando o Bayern for a Dortmund? O certo que mais um que vai sair pelas portas do fundo, ao invés de ter deixado carinho e admiração, deixa o sentimento de ódio e revolta, o que teremos de camisas queimadas com o numero 9 será uma grandeza. Lembrando que ele ainda joga até junho no Borussia, será que Kloop ainda vai apostar nele como comandante de ataque, com o clima que está formado em torno dele?

Frases do empresário a cerca da proposta do Madrid:

"Houve uma oferta imoral do Real Madrid", disse Barthel ao Spiegel Online.

"Nós escutamos a oferta por respeito a um clube tão grande. Mas quebrar a nossa palavra nunca passou pela nossa mente", acrescentou ele.

Números de Lewandowski no Borussia Dortmund:

Em 3 anos foram: 139 jogos e 75 gols 

Na Bundesliga foram 98 jogos e 54 gols

Frase de Lewandowski ao torcedor do Borussia:

"Querido fã do BVB, hoje eu gostaria de dedicar esse post a você! Juntos, temos a metade do ano à nossa frente. Durante este tempo, temos objetivos em comum que gostaria que possamos alcançar juntos. Gostaria de assegurar a todos vocês que eu farei o meu melhor. Conto com o seu apoio! Lewy".


4 comentários:

  1. Ele queria ir para o Bayern e nunca escondeu isso da diretoria do Borussia. Também disse no meio do ano que não iria renovar o contrato e o Borussia nada fez para lucrar com uma venda.

    A proposta chegou e o Borussia não quis vender. Não vejo ingratidão nenhuma por parte dele.

    ResponderExcluir
  2. ♪ ô Lewa eu, eu também quero ir... ♪

    ResponderExcluir
  3. Essa transferência do Lewandowski já estava manjada há algum tempo. A diretoria do Borussia falhou em deixá-lo ir de graça para qualquer time. Ele queria ir pro Bayern, fato é que recusou o Real Madrid.

    A única coisa que eu não gosto, é essa de anunciar transferência agora pro cara vir depois. Isso eu não gosto, porque o Lewandowski pode pegar o Bayern, umas 4x, como que fica se ele jogar mal? E se ele detonar? Isso é complicado.

    ResponderExcluir
  4. Não há ingratidão. É preciso entender que se um jogador quiser sair de um clube, ele sai. O verdadeiro vilão nessa história, chama-se Hans-Joachim Watzke, CEO do BVB. Ao não negociar o Lewandowski no início da temporada, que claramente dizia que ele não iria ficar, deveria liberá-lo, fazendo com que entrasse dinheiro nos cofres do Dortmund, o que facilitaria a reposição dele. A questão salarial, foi o fator determinante para a saída do Lewa, já que o teto salarial do Dortmund, é 'relativamente' baixo. E o Sr. Watzke, ao invés de tomar ações para melhorar o caixa do clube, como futuramente renegociar contratos de patrocínio, e os naming royalties, por exemplo, ou mesmo tentar angariar mais associados, prefere continuar a criticar o Bayern, em uma atitude que beira ao amadorismo e pura birra mesmo. Estranho, por se tratar de um cara (Watzke), que muito contribuiu para a reestruturação da Bundesliga.

    Jeferson Neu

    ResponderExcluir