Pages

sexta-feira, 29 de março de 2013

A VOLTA?


Umas das grandes seleções de futebol do mundo parece estar voltando ao seus bons momentos, a Hungria, apontado por muitos como a grande seleção das copas, ao lado do Brasil de 70 e 82, Holanda de 74, Uruguai de 30, aquela Hungria da copa de 1954, na Suíça, permeia muito ainda a cabeça dos contemporâneos aquela equipe liderada por Kocsis, Czibor, Hidegkuti, e talvez um dos maiores jogadores da história do futebol, o incrível, Ferenc Puskas.

Aquela mágica seleção de 54 venceu as olimpíadas de 1952 em Helsink, e partiu para a copa, dois anos depois, com uma série invicta e incrível, que só viria a perder na histórica "batalha de Berna", título da final da copa de 54, quando a Hungria perdeu a copa para a então Alemanha Ocidental, adversário esse que havia sido massacrado na fase anterior um impiedoso 8 x 3. E carrega a marca de ter infringido a primeira derrota da seleção inglesa.



Depois dessa geração brilhante, a Hungria nunca mais seria capaz de montar uma grande seleção, começariam anos difíceis, não só para a seleção mas para o país em si, quando a Hungria foi anexada a "cortina de ferro", nome dado a área de influencia da antiga URSS. Seus principais jogadores foram exilados por não concordarem com o regime Stalinista. Puskas imigrou para a Espanha, e no Real se tornou um dos maiores jogadores da equipe.

Após esse período dourado do futebol, a Hungria começou a viver de brilharecos sem grande valor, viria a conquistar as medalhas de prata e bronze em 72 e 60, respectivamente. Participou duas vezes apenas de edições de Eurocopa, em 64(3°) e 72(4°). Disputou 7 copas do mundo, os vice campeonatos de 38 e 54 são os melhores resultados. Enfim, trata-se de um país muito tradicional no esporte.

Os anos 70 e início dos 80 foram os anos mais difíceis, a URSS, já não vinha bem economicamente, o que tinha uma grande influencia nessas economias que eram satélite do gigante vermelho, o futebol e tudo que envolvia foi se tornando algo supérfluo, enquanto tinha-se uma enorme massa de desempregados, o governo não podia investir no futebol. Por isso a Hungria passou por momentos bem escuros nesse período e por todos os anos 90 e 2000, quando se quer disputava algo.



De uns anos para cá, o futebol húngaro tem sofrido uma grande transformação de mentalidade, o seu campeonato interno tem se fortalecido coma chegada de investimentos da iniciativa privada, algo impensável nos anos da "cortina de ferro", tem atraído bons públicos, o trabalho de base começou a ser feito com grande intensidade e a priorização por um estilo de jogo fazem com que essa atual geração húngara traga de volta o sentimento de que podem voltar a jogar uma copa do mundo, desde de 1986, no México, que não disputam.

Principais Times:

Ferencváros  (28 títulos)

Budapest Honvéd (13 títulos)

MTK (23 títulos)

Vasas (6 títulos)

Újpest (20 títulos)

Debreceni VSC (5 títulos)

Dos 23 jogadores do elenco selecionável, a grande maioria joga na liga húngara, abaixo uma lista desses jogadores, outros jogam em diversas ligas pelo planeta. Gera (WBA) e Hajnal (Stuttgart) são os destaques dessa seleção que tem média de 25 anos, há uma renovação muito importante acontecendo dentro do país. Isso tudo se reflete no desempenho da seleção nas eliminatórias para a copa de 2014.

Zoltán Lipták (28) Győri ETO, Tamás Kádár (23) Diósgyőri VTK, Norbert Mészáros (32) Debreceni VSC, Richárd Guzmics (25) Szombathelyi Haladás, Péter Halmosi (33) Szombathelyi Haladás, Ákos Elek (24) Diósgyőri, Ádám Gyurcsó (22) Videoton, Péter Szakály (26) Debreceni VSC, Máté Pátkai (25) Győri ETO, István Kovács (21) Videoton FC, Gergely Rudolf (28) Diósgyőri VTK e Dániel Böde (26) Ferencvárosi

Números da Hungria:

6 Jogos, 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota.
 
A líder do Grupo D, Holanda é imbatível. Mas ao lado da laranja mecânica é o time que mais venceu, menos perdeu e é o segundo melhor ataque do grupo, 13 gols.

Próximo jogo será diante da Romênia fora de casa, confronto direto pela vaga na repescagem europeia.

Grupo D

EquipasJ  V  E  D  GM  GS  DG  Pts
1Holanda Holanda6  6  0  0  20  2  18  18
2Hungria Hungria6  3  2  1  13  8  5  11
3Roménia Roménia6  3  1  2  10  10  0  10
4Turquia Turquia6  2  1  3  7  7  0  7
5Estónia Estónia6  2  0  4  3  9  -6  6
6Andorra Andorra6  0  0  6  0  17  -17  0

2 comentários:

  1. Espero que se reerga e volte a jogar como nos dourados anos de 1950... e que venha para o Brasil... \o/

    ResponderExcluir
  2. A Copa de 54 foi a q teve maior média de gols de todas as Copas, graças principalmente a Hungria de Puskas!!!

    ResponderExcluir