Pages

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

LISTA DE BELAS CAMISAS

Para esse post eu resolvi fazer um pequeno ranking de camisas de clubes de futebol que mais me agradam, obviamente vou cometer algumas injustiças em esquecer algumas. Vou tirar como base para esse ranking, camisas usadas nessa temporada, 2012/2013, sempre ressaltando que é apenas na minha opinião, ou seja, será levando em conta minhas preferências de combinação de cores, muito pouco clubismo será usado, fiz em ordem decrescente, serão apenas 10. Então vamos ao ranking:

10° Lugar -  EVIAN


Clube da Ligue 1, foi promovido na última temporada, clube fundado apenas em 2003, carrega a cruz de Savóia, simbolo da região do Piemonte. Me chamou atenção a camisa o desenho das montanhas da região Evian, conhecida como produtora de água. Esse tom de rosa é muito incomum nas camisas de futebol. Nessa camisa caiu muito bem.

9° Lugar - Real Valladolid



Clube da primeira divisão do futebol espanhol, localizado na cidade de Valladolid, carrega as cores da fusão dos dois times que o formou, o Real Unión Deportiva (branco) e o Clube Deportivo (violeta).

8° Lugar - Peñarol



Um dos gigantes sul americanos tem uma das camisa mais bonitas pela combinação de cores, que remete a empresa de mineração, ferro carril, além de entortar varal, como dizem. Clube uruguaio da 1° divisão nacional, detentor de 5 títulos da copa libertadores e 3 títulos mundiais interclubes. No continente americano essa combinação do amarelo com preto representa muita tradição e sucesso, além, de ser linda.

7° Lugar - Benfica



O vermelho pulsante da camisa do tradicionalíssimo clube de Lisboa, é uma das grandes camisa dos futebol mundial, carrega além de muita história, muita força que vem das arquibancadas do lindo estádio da luz. O vermelho remete a sua fundação por alunas da casa real de Lisboa.

6° Lugar - Bordeaux



Clube centenário da França. o tradicional Bordeaux carrega em sua camisa um designe muito incomum em seu fardamento, a listra branca em formato de um triangulo remete a formação do clube centenário que inicialmente era um clube de ginastica. O azul bem escuro também faz uma menção as cores de uma uva, já que o vinho Bordeaux é um dos mais famosos do mundo.

5° Lugar - Genoa



Clube italiano da primeira divisão, apesar de não passar por um bom momento na atualidade, o Genoa segue sendo um dos grandes campeões do calcio. Clube extremante influenciado pela colonia britânica, inicialmente o clube era uma associação de críquete, carrega o vermelho e o azul, cores da bandeira britânica e o "griffone" um dos símbolos da Inglaterra.

4° Lugar - Fiorentina


A camisa Viola é uma das camisas mais legais do futebol mundial, representa a grande equipe da primeira divisão da Itália, a Fiorentina que apesar de não ter muito sucesso fora da bota, é um clube muito importante dentro da bota. A cor violeta é incomum em clubes, ela seria a junção das cores vermelha e branca, cores iniciais do clube, diz a lenda que essa cor foi adotada logo após uma lavagem da camisa e a mancha resultante dessa combinação se tornou as cores oficiais da equipe da Toscana.

3° Lugar - Aston Villa



O Villa é um dos clubes mais tradicionais do mundo, campeão europeu de 1982, um do clubes formadores da divisão principal da Inglaterra, dono da marca de ser um dos times que possuem maior participação na 1° divisão da Inglaterra. As cores do clube sempre foram essas, o vinho e o azul celeste, com o leão dourado no escudo e uma estrela pra representar o título europeu. Essa camisa influenciou posteriormente clubes como West Ham e Burnley.

2° Lugar - Celtic



A inconfundível camisa do Celtic é uma das marcas desse tradicional clube da Escócia. Time muito ligado as tradições católicas adotou as cores verdes e brancas por também serem uma referencia de contrariedade ao Reino Unido. O verde e branco, e em algumas situações apresenta até o laranja, o que é muito comum de ver em seus jogos, principalmente contra seu principal rival. O simbolo é o trevo de 4 folhas. Toda essa simbologia remete a Irlanda ou Eire, única nação daquela região que não pertence ao Reino Unido, se tornando um simbolo de resistência.

1° Lugar - Sampdoria



Na minha modéstia opinião é a camisa mais bonita do futebol mundial. Esse tradicional clube da Itália da região de Génova é a junção de dois, Sampierdarenese e Andrea Doria, por isso o nome do clube é Sampdoria. As cores também são resultantes dessa junção, o azul e branco da Sampierdarenese e o vermelho e preto de Andrea Doria.

Pronto, essa seria a minha lista de camisas mais bonitas e históricas.

2 comentários:

  1. Bela lista, logicamente tenho minha opinião e algumas discordâncias, mas você acertou em cheio na escolha da camisa da Samp como a mais linda do mundo.

    Abraço

    Marcelo Tchelo

    ResponderExcluir
  2. Gostei da lista, até pq fugiu do óbvio, a maioria ficaria no clichê de Milan, Real Madrid, Liverpool, etc, achei bem interessante a lista e as informações sobre as camisas e os clubes!

    ResponderExcluir