Parece que novos ventos estão soprando em white hart lane, definitivamente o Tottenham resolveu desafiar os grandes clubes da Inglaterra pelo título. Clube londrino, fundado em 1882, parece viver seu grande momento em uma das ligas mais poderosas do futebol mundial. Desde a temporada 2008/2009, um time que não faz parte do Big Four não faz tanto barulho na Premier League, naquela ocaisão o Hull City teve um período de brilhareco mas nada de muito "grave".
Desde a temporada 2009/2010 os spurs definitivamente começa a incomodar os grandes, mesmo sem o poder de investimento dos milionários Chelsea e Manchester City, sem a força de Manchester United e Arsenal e ainda sem o prestígio do Liverpool, os spurs vem fazendo campanhas que começam a credenciá-los a no mínimo a uma vaga na competição europeia mais importante.
Sob a batuta de Harry Redknapp, o Tottenham alcançou campanhas muito interessantes, sempre no alto da tabela e brigando por vagas em competições europeias; Sempre jogando um futebol ofensivo e bem insinuante, talvez em alguns momentos dessas campanhas tenha faltado um pouco de força, tradição ou mesmo coragem de seu comandante para determinadas situações.
N° da campanha de 2009/2010, quando alcançou a UEFA Champions League:
4° Posição com 67 pts, um a mais que o Manchester City, que já tinha o esboço do grande time que seria campeão 2 anos depois.
Foram 20 Vitórias, 7 Empates e 9 Derrotas; Com 64 Gols pró e 37 Gols contra.
Ou seja uma campanha forte e importante de um time que definitivamente se propõe a disputar as melhores vagas da Premier League, já na temporada posterior 2010/2011, não conseguiu o mesmo sucesso, terminou a campanha em 6° lugar ao lado do poderoso Liverpool, mas sempre ressaltando, sem o mesmo poder de investimento, o que lhe deu vaga a UEFA Europa League, competição essa sempre desprezada por Redknapp, um grande erro no meu modo de ver, pois é uma competição europeia importante para um time do tamanho do Tottenham. Prova um pouco a mentatilade dos clubes ingleses, que em geral não ligam muito para esse torneio. Exceção foi o Fulham que em 2009 foi até a final.
Na última temporada conseguiu novamente se colocar entre os principais times ingleses, terminou a competição em 4° lugar a frente do poderoso Chelsea, o que lhe credenciaria a mais uma vez disputar a competição mais importante da Europa, mas deu "azar" pois o título europeu que os blues ganharam fez automaticamente perder o efeito da vaga europeia dos Spurs. Mas mesmo assim ficou a sensação de que faltou algo na hora H, principalmente quando enfrentou o Arsenal no Emirates Stadium, quando tinha 12 pts a frente do rival e sofreu uma virada que ocasionou a perda, futuramente, da posição que ocupava para o rival. Nessa temporada o Tottenham foi considerada a equipe que melhor jogou futebol na Inglaterra pela Federação de futebol.
Para essa temporada, pensando que pode fazer um papel ainda mais forte, principalmente desafiando diretamente seu grande rival de cidade, o Arsenal, coisa impensável em temporadas anteriores, tenta alçar vôos mais altos. O clube se prepara para que nada falte na busca pela desejada vaga a competição mais importante da Europa, talvez o título seja um pouco utópico, pois a concorrencia é desleal. Para tal missão demitiu Redknapp e contratou o André Villas Boas, que outrora chegava ao Chelsea como novo Mourinho, pela campanha absurda que fez com o Porto, agora vai tentar um recomeço no tão competitivo futebol inglês, para tal começaram a chegar jogadores importantes; lista essa que conta com o Zagueiro belga Vertonghen, o meia islandes Sigurdsson e no aguardo da confirmação da permanência de Adebayor e obviamente vai usar a base forte que já tem. O treinador não conta mais com Ben Alnwick, Oscar Jansson, Kudus Oyenuga, Mirko Ranieri e Jesse Waller Lassen. Além disso, outros cinco jovens das categorias de base estão deixando o Whit Hart Lane. Eles abrirão espaço para a entrada de novas promessas no elenco principal, como Jack Barthram, Jonathan Miles, Jack Munns e Kevin Stewart. Apesar da tentativa de saída do meia Modric, jogador que na minha opinião é super valorizado, mas enfim, Tottenham seguirá sua vida tranquilamente.
Time base para temporada 2012/2013:
Friedel; Walker; Vertonghen; Dawson; Ekotto; Parker; Sandro; Bale; Van der Vaart; Rose e Sigurdsson. Téc. André Villas Boas
A estreia dos Spurs na Premier League será dia 18/08 contra o Newcastle em St. James Park.
Será que os Spurs vai voar mais alto nessa temporada? Terceiro título inglês pode ser sonhado pela parte azul e branca do norte de Londres?
mais um grande texto ! parabéns Tio ! respondendo aos questinomentos do final do texto, acho que o máximo que os Spurs conseguem é mesmo o 4º lugar, sobre um possivel título acho muito difícil até mesmo pela concorrência que tem, no time titular acho que o AVB colocará (se ficar no clube é claro) o Adebayor e tiraria o Rose da equipe de resto o Tottenham tem um time titular muito bom mas os reservas é que não ajudam tanto
ResponderExcluirMuito bom o post! Gostei mesmo.
ResponderExcluirSó pra te ressaltar o Tottenham em 2010/11 terminou em 5° e não em 6°.
Também mudaria essa escalação.
Friedel; Walker; Vertonghen; Dawson; Ekotto; Lennon; Parker; Sigurdsson ; Bale; Van der Vaart e Adebayor. Téc. André Villas Boas
Mas tá valendo.
Muito bom o Post mesmo . os Hotspurs estao crescendo mais e mais , admiro muito o Tottenham , apesar de nao torcer fervorosamente para um time soh na inglaterra , gosto de TODOS os times ...mas espero q o tottenham vá com força para esse campeonato , e espero q o Modric fique ( mesmo sabendo q aceitaram a proposta do Real madrid ) .
ResponderExcluiré , esse negocio da UEFA Europa league eh vdd mesmo ... NENHUM time ingles se da a importancia desse titulo , ate entao o premio q ganha por ser campeao eh MINUSCULO , comparado q o ULTIMO colocado da premier ganha , entao nao tem motivos para eles participarem ou ganhar tal titulo...
Espero ler mais post's do Ingles .. parabens , um abraço !!
Irving Torres