Pages

terça-feira, 17 de julho de 2012

SUBIDA DE PATAMAR

 http://www.footballpictures.net/data/media/453/psg_pour_la_vie.jpg
O campeonato francês nunca teve um papel de destaque em meio as grande ligas do futebol europeu, sempre ficou nas sobras da Premier League, Bundesliga, Série A e da liga espanhola, talvez tenha começado a sofrer uma mudança quando alguns jogadores importantes começaram a ir pra lá ou também quando em meados dos anos 2000, o Lyon, de maneira única na história do futebol francês, conquistou cinco títulos franceses seguidamente. Ainda podemos apontar outro fator para que a liga tenha ganhado uma atenção especial, a copa do mundo realizada na França no ano de 1998, onde houveram profundas reformas nos estádios e a atenção popular ao futebol parece ter sido maior e com mais carinho.

O Campeonato Francês de Futebol abrange cinco divisões nacionais e outras diversas Ligas Regionais e Distritais na França. Profissionalmente, há apenas as duas primeiras divisões, Ligue 1 e Ligue 2, e parte do Championnat National, equivalente à terceira divisão. As quarta, quinta, divisões regionais e distritais são competições amadoras. Apesar de nunca ter havido grande atenção por parte da mídia mundial sobre esse campeonato e ainda nos últimos anos ter havido campeões diferentes como por exemplo: Bordeaux em 2008/2009; Marseille em 2009/2010; Lille 2010/2011 e Montpellier 2011/2012, essas variadas conquistas demonstram que a Ligue 1 é bem disputada, não há um grande nível técnico, mas a disputa é bem intensa e interessante.
  http://www.tim.co.mz/var/ezflow_site/storage/images/programas/desporto/mundo-da-bola/destaques/ligue-1/8939-1-por-MZ/Ligue-1_medium.jpg
Na temporada que começará em breve na França terá um ingrediente especial, não única e exclusivamente a presença do PSG, clube que dentro da França goza de um certo prestígio, tem dois títulos de primeira divisão, mas não tem grande feitos no continente europeu, para padrões que estamos acostumados de clubes de outro países, é um time novo, fundado em 1970, teve grande mídia, principalmente aqui no Brasil, quando em meados dos anos 90 contratou as estrelas da seleção tetra campeã mundial, Raí primeiro e depois Leonardo e alguns anos depois tirou Ronaldinho Gaúcho do Grêmio; manda seus jogos no belo Parc des Prince e tem uma torcida empolgada e conhecida pela sua torcida de extrema-direita branca nacionalista de uma parte da França, conhecidos como Boulogne Boys

A chegada de um investidor em junho de 2011 quando o clube foi comprado por um grupo dos Emirados Árabes, a Qatar Investment Authority, tendo Nasser Al-Khelaïfi como presidente do clube, desde então a equipe passou a fazer grandes contratações, na janela de verão da temporada 2011/12 o clube contratou Javier Pastore, do Palermo e muitos outros destaques do campeonato francês, em janeiro chegaram ao clube Alex do Chelsea, Maxwell e Thiago Motta da Internazionale, sendo considerado o time que mais gastou nessa janela. Para a temporada 2012/13 o clube contratou Ezequiel Lavezzi do Napoli e Thiago Silva do Milan. Atualmente é um dos 10 times mais ricos do mundo, ao lado de Chelsea, Manchester City, Malaga, Anji Makhachkala e Shangai Shenhua.

 http://sport.ripley.za.net/wp-content/plugins/rss-poster/cache/56880_120206061708-football-psg-horizontal-gallery.jpg
 
Dependendo da forma que você veja, podemos ter duas definições sobre esse fenômeno que está acontecendo na França, vou enumerar dois:

- Podemos estar vendo o início do crescimento da Ligue 1 como competição em termos de nível técnico, pois quando PSG se torna essa potencia, clubes rivais podem procurar o mesmo destino em investimentos e aumentado seus níveis técnico tornando a liga forte e atraente.

- Podemos chegar a conclusão de que o campeonato francês permanecerá no mesmo nível que é hoje apenas com um time super poderoso dominando as atenções dentro da própria liga a tornando mais desinteressante. Se o projeto do "poderoso" PSG for apenas conquistas europeias, já que monta um elenco capaz de dominar o futebol francês por muitos anos, teremos um campeonato monótono e sem grandes atrativos.

Se essa nova situação não levar aos clubes franceses a medidas que combatam o possível domínio do PSG teremos algo bem semelhante ao campeonato espanhol, quando lá duas equipes gigantes duelam pelo título invariavelmente e pelas maiores cotas de patrocínio fazendo com que o abismo entre eles e os outros seja enorme. 

http://contenti1.espn.com.br/image/wide/622_175a4001-50c2-37c6-a2a8-b84ad66579a6.jpg

2 comentários:

  1. E bem por aí mesmo, Tio. Se não houver outros times gozando desde dinheiro que o PSG goza teremos uma liga menos interessante. Mas na questão europeia temos mais um time forte...

    ResponderExcluir
  2. Antes do dinheiro do Sheik, o PSG já era na França um time grande, espero que a fortuna investida não apague isso!

    ResponderExcluir