Pages

segunda-feira, 2 de abril de 2012

DERBY DE NOTTINGHAM



Nesse post vou dar uma noção de um dos clássicos mais antigos da história do futebol, dois clubes que são a essência do futebol inglês, um mais vitorioso ou que teve uma época mais vitoriosa e o outro que ostenta o título de clube mais antigo da história do futebol mundial ainda em atividade.

O Nottingham Derby é o nome dado a jogos de futebol disputada entre Nottingham Forest e Notts County. Jogos entre os dois clubes são muitas vezes referidos como Derbies Trentside por causa de Meadow Lane e proximidade no City Ground com as margens do rio Trent.

Os dois clubes estão entre os clubes de futebol mais antigo do mundo. O Notts County foi formados em 1862 e é o mais antigo clube de futebol profissional em ação no mundo. Forest foi formado três anos mais tarde por um grupo de homens que jogavam o futebol na parte desconhecida de Bandy.




O primeiro jogo disputado entre os dois clubes foi em março 1866. Foi primeiro jogo do forest como um clube de futebol e o resultado dessas partidas continuam a ser disputada pelos lados, alguns registros afirmam que o jogo terminou com vitória de 1 x 0 para o forest, enquanto outros registram um empate 0 x 0.
O primeira encontro em uma competição oficial, foi na FA Cup veio em 16 de novembro, 1878 e resultou em uma vitória 3 x 1 para Nottingham Forest. O jogo da primeira liga ocorreu em 18 de outubro de 1892 e resultou em uma vitória 3 x 1 para Notts County.



A maior vitória dos clássicos entre os dois clubes foi 5 x 0, o que foi conseguido pelo Forest em 21 novembro de 1901 e novamente em 10 de outubro de 1953. Maior vitória foi do Notts County foi de 4 x 1, que ocorreu em 12 de fevereiro de 1953.
O derby de Nottingham foram bastante regulares até meados dos anos 1950. Desde então, os jogos entre os dois clubes se tornaram extremamente raros, com resultados entre os clubes cada vez mais apreciados pelos torcedores, especialmente os de Notts County. Hoje em dia, os dois raramente se encontram devido ao fato de que eles estão em divisões diferentes.

As últimas vezes do derby de Nottingham ocorreu em 12 de fevereiro de 1994 e resultou em uma vitória 2 x 1 para Notts County. Charlie Palmer (ou 'Sir' Charlie Palmer como ele foi apelidado pelos fãs Notts County) marcou com apenas quatro minutos restantes e apenas 90 segundo depois do Forest ter empatado.
A última vitória do Forest foi poucos meses antes, quando Stan Collymore marcou no City Ground para garantir a vitória para os Reds. Forest venceu por 2 x 1 em 30 de julho de 2007 e 3 x 2 em 02 de agosto de 2008, mas numa pré-temporada amigável ocorreu em 25 de julho de 2009, resultando foi um 2 x 1 para Notts County.
 

Hoje, a rivalidade é muito unilateral. Fãs Notts County tem a visão de que os torcedores do Forest em geral, são arrogantes. Além disso, os fãs Notts acusaram a imprensa local de ser tendência a ser pró forest, a alegação de que tinha alguma credibilidade após BBC Radio de Nottingham tentou soltar a cobertura ao vivo de seus jogos em 2001, em favor dos Reds.



Torcedores do Forest consideram o Derby County como seu rival mais sério, os jogos entre Derby e Forest são conhecidos como o clássico das East Midlands. Torcedores do Forest acreditam que os torcedores do Notts County são "amargos" e são invejosos pelo o Forest ter um passado mais bem sucedido.

Apesar de tudo isto, as relações entre os torcedores é em grande parte de boa e dirigido pela brincadeira e visto na maioria dos jogos do derby da cidade. O fato de que membros da família, amigos, colegas de trabalho e colegas de escola apoiar os respectivos lados significa que mesmo que a rivalidade esteja adormecida, qualquer derby de Nottingham é levado a sério pelos torcedores. Os torcedores Forest como os dos Notts County se consideram como “irmãozinhos", e fazem referências ao abismo enorme do sucesso entre os dois clubes e, muitas vezes referem-se a fãs Notts como “Bitters” ou “Sadpies”, em referência a muitas vezes unilateral natureza da rivalidade.



A rivalidade, porém, é amigável, quando Notts County entrou uma falência o pessoal do Forest, fãs e jogadores, doaram quantias para ajudar os seus 'irmãozinhos'.
Mas, apesar disso, um jogo "amigável" entre os dois lados em julho de 2007 no campo do Notts County Meadow Ground foi marcado pela luta em campo, envolvendo os dois grupos de torcedores após o apito final. O problema levou à detenção de vários meses mais tarde e condenações penais e proibições de voltar ao estádio aos envolvidos.




Um comentário:

  1. Excelente texto, parabéns! Até compartilhamos na nossa Fan Page no Facebook: ttp://www.facebook.com/pages/Brazilian-Magpies/232225126822538?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir