Geralmente o numero 10 é muito representativo em vários campos da vida, seja pessoal ou profissional. Esse numero é emblemático na contagem do tempo. Para história, uma década (10 anos) é algo que não é muito extenso, mas importante. Na nossa vida, o marco de 10 anos é sempre um ritual de passagem. Quando chegamos aos 10 anos começamos a dar adeus a vida de criança e o início da puberdade, fase na qual começam a aparecer transformações físicas e mentais. E ai os 10 anos vão se repetindo cada vez mais rápido conforme vão avançando os anos. Quando nos casamos e completamos 10 anos de matrimônio, fazemos as bodas de Estanho.
No esporte o numero 10 também representa marca histórica. Na prova nobre do atletismo, os 100 metros, só teve sua marca baixada de 10 S em 1968 pelo corredor americano Jim Hines, no caso das mulheres, a marca ainda persiste, 10, 49. No basquete, se o jogador fizer 10 pontos e pegar 10 rebotes e terá alcançado o double-double. No futebol, o numero 10 representa a excelência, a classe e em alguns casos a imortalidade. A camisa 10 do Santos ou da seleção brasileira são um traço da imortalidade de Pelé como o maior jogador da história. A camisa 10 da Argentina é simbolo de magia, classe e gênio, primeiro com o grande Dom Diego e agora com o monstro chamado Messi. Nossos times sempre exigimos o camisa 10 de qualidade. Zidane, Platini, Puskas, Rivellino, Baggio são exemplos de craques que eternizaram a camisa 10.
Na Itália, 10 scudettos representa uma estrela na camisa. Genoa tem 9, por tanto não está na galeria.10 títulos de copa Itália representa uma estrela prateada. Um enorme simbolismo. Na Alemanha o time que alcança 10 títulos tem lá duas estrelas no escudo.Os grandes times do futebol mundial tem pelo menos 10 títulos nacionais. O Atlético de Madrid chegou ao seu décimo titulo espanhol de forma surpreendente nessa temporada.
Mas La Décima?! Essa ficou reservada apenas para a maior potência do futebol mundial, a maior marca no que se refere a clubes de futebol. Como havia dito acima, o numero 10 representava a imortalidade, seja bem vinda a imortalidade Real Madrid, só você possui 10 titulos da UCL, o único a vencer 5 vezes seguidas.
#LADÈCIMA
O craque em geral não tem cor, credo ou em alguns casos a camisa que ele usa nem é levado em conta na hora de reverenciar, muitos são os casos no futebol, Pelé, Maradona, Cruyff, Messi e etc. As pessoas gostam de suas obras, melhor se fosse em nossos clubes, mas quando não o são nos resta apenas a reverencia-los. Não na mesma proporção de genialidade dos citados a cima, mas no quesito dedicação a uma só camisa e identificação está no patamar dos citados sim. Esse é o Javier Zanetti, agora lendário lateral da história da Internazionale decidiu aos 41 anos se retirar dos gramados. Ideia essa que já era muito plausível na temporada passada, principalmente pela grave lesão no tendão de aquiles, mas foi convencido do contrário. Na temporada atual ele entrou em campo 11 vezes na Serie A e uma vez na copa Itália.
Zanetti nutria o sonho de se aposentar apenas quando a Inter conseguisse a segunda estrela na camisa, se viesse alcançar a marca de 20 scudettos. Mas o cenário atual da Inter e da supremacia da eterna rival Juventus não proporcionou esse desejo final do capitão. Quando ele chegou em 1995, vindo do Banfield da Argentina, não devia passar na cabeça dele que ao chegar em Corso Vitório que só sairia de lá 19 anos depois aposentado e ídolo de um dos maiores clubes do mundo? Zanetti foi exemplo de profissionalismo e amor a um clube, o que nos dias atuais é tão raro, esse tipo de identificação talvez fique relegado a alguns caras especiais.
O craque argentino é muito mais lembrado por envergar a camisa nerazzurri do que da própria seleção argentina. E não que ele não tenha representado pouco a albiceleste, foram 3 copas do mundo (1994, 1998 e 2010), em 145 partidas e 5 gols em 17 anos de serviços prestados a pátria. Mas foi a com a camisa do clube milanês que ele conseguiu suas maiores conquistas profissionais. 856 jogos pela Inter, 21 gols - 19 temporadas pela Inter - 4 copas da Itália - 1 UEFA - 5 scudettos - 1 UCL - 1 Mundial, e de quebra é o segundo recordista de partidas pela Seria A, 613 partidas pela liga italiana, só perde para outra lenda, só que do rival de Milão, Paolo Maldini que tem em seu cartel 850 jogos pelo Milan, também se aposentou aos 40 anos, deixando uma enorme saudade pro rossonero.
"Agora me sinto completo e realizado. Aposentar-se perto de 41 anos e sentindo-se em boa forma não tem preço. Para mim, isto tem um imenso valor. E agora era o momento justo. E é muito difícil acertar quando é o momento certo", disse o Il Capitano.
No ultimo jogo dele no Giuzeppe Meazza foi uma goleada de 4 x 1 em cima da Lazio, mas o último jogo oficial será em Verona contra o Chievo. No que pese toda minha antipatia pela Internazionale por razões obvias, o craque sempre deve ser reverenciado em todas as circunstancias possíveis, jogadores raros como Javier Zanetti são especiais em tempos tão diferentes.
Foi uma prazer pra todos nós, grande Javier Zanetti!!!!
Ernesto Valverde conseguiu impregnar no clube o gene vencedor. Atlhetic ficou rondando esse objetivo e perdeu na temporada passada depois de um memorável primeiro ano com Marcelo Bielsa no banco. A temporada passada foi turbulenta, o que deixou o clube muito exposto a saída de jogadores importantes como Javi Martinez e Fernando Llorente . O fraco desempenho da equipe durante a temporada caiu na conta do argentino no comando, que abriu caminho para Ernesto Valverde . O ' Txingurri ' passou a ser uma equipe diferente, talvez foi o polimento que faltava pra essa máquina decolar.
Neste momento do campeonato e seis pontos que ainda faltam disputar, esse Athletic é o melhor em sua história na liga, se contamos com o número de pontos alcançados. Atualmente, o time de Valverde tem 68 pontos . Se vencer seus dois jogos restantes contra o Real Sociedad e Almeria , o Atlhletic chegaria a 74.
Na esteira de seu grande rival, Real Sociedad, que conseguiu a vaga na temporada passada, esse momento e legado deixado após a traumática derrota na final da UEL para o Atlético, o clube basco parece ter aproveitado ambos os acontecimentos para se fortalecer e retornar ao cenário importante.
Apesar disso,o time basco nunca tinha alcançado esse número de pontos a partir da introdução da adoção de três pontos por vitória.
Durante as temporadas 82/83 e 83/ 84, em que o Athletic venceu a liga, os bascos conseguiram 50 e 49 pontos, respectivamente. Até o momento a temporada consistia de 34 rodadas, enquanto que hoje temos 38 rodadas. Os 68 pontos, do momento, é o suficiente para o Athletic chegar a fase preliminar da Liga dos Campeões. A última vez que eles chegaram a Liga dos Campeões, foi a 16 anos.
Sejam bem vindos de volta a competição para times grandes e importantes como o Club Athletic Bilbao.
UCL eskuineko dago (UCL é logo ali)